quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Cinemetria

Os pesquisadores biomecânicos dispõem de uma grande variedade de equipamentos para estudar a cinemática do movimento humano.
Nos finais do século XIX começou-se a utilizar câmaras no estudo do movimento humano e animal. Um famoso fotografo desta época foi o Eadweard Muybridge que utilizava câmaras estáticas controladas electronicamente, alinhadas em sequência com um dispositivo electromagnético leve destinado a captar o galope de uma égua numa sequência de 24 fotogramas solucionando assim a controvérsia de que em algum momento a égua mantinha as 4 patas no ar. Para além deste estudo Muybridge documentou mais trabalhos sobre os movimentos humanos e animais que ajudaram a perceber as diferenças menos visíveis entre a marcha normal e a patológica.
Os analistas do movimento humano dispõem actualmente de diferentes tipos de câmaras. O tipo de movimento e as exigências da análise determinam em grande parte a câmara e o sistema de análise. As câmaras mais usadas para documentar as sequências do movimento humano são as de vídeo, as de cinema de 8 e 16mm. Devido à disponibilidade, durabilidade e à facilidade de utilização das modernas câmaras de vídeo e das unidades de reprodução, o vídeo é actualmente o meio cinematográfico mais comum usado para a análise qualitativa do movimento humano.
Os cientistas e os médicos que realizam um estudo quantitativo detalhado da cinemática do movimento humano necessitam tipicamente de uma câmara de vídeo e de uma unidade de reprodução mais sofisticada, tais como câmaras de alta velocidade. Tanto para análise qualitativa como quantitativa, mais importante que a velocidade da câmara é a resolução e a nitidez das imagens captadas.
Outro factor importante para analisar o movimento humano com vídeo é o número de câmaras necessárias para captar adequadamente os aspectos de maior interesse, porque a maioria dos movimentos humanos não se limitam a um único plano, por isso será necessário mais do que uma câmara para a certificação de que todos os movimentos poderão ser visualizados e registados com exactidão para que se possa fazer uma análise detalhada.
Os analistas realizam habitualmente uma análise quantitativa em vídeo com o equipamento ligado ao computador, tornando possível o cálculo das estimativas das quantidades cinemáticas de maior interesse para cada frame. O procedimento tradicional para a análise de um frame de vídeo envolve um processo denominado digitalização. Sobre o centro de cada articulação marca-se um ponto, com as coordenadas das posições previamente guardadas no computador. O software de digitalização recolhe estas coordenadas para calcular as quantidades cinemáticas de maior interesse. Alguns softwares mais recentes tornam possível a digitalização automática através de marcadores de alto contraste (Carpenter, 2005).