terça-feira, 2 de setembro de 2008

Biomecânica do Movimento

Desde os finais dos anos 60 que a palavra biomecânica é usada para a descrição da ciência dedicada ao estudo de diferentes sistemas biológicos numa perspectiva mecânica . Através da análise Biomecânica, independentemente do desporto que se observa torna-se clara a interpretação dos acontecimentos. Esta ciência depende da sua própria linguagem escrita e da simbolização das tarefas motoras observadas, sendo necessária uma comunicação inter e intra-pessoal na abordagem dos factos. O estudo de todas as tarefas motoras implica a visualização de vectores, cálculos matemáticos, gráficos e tabelas através da utilização da mecânica como ferramenta de apoio.

A estática e a dinâmica são sub ramos essenciais da mecânica. A estática baseia-se no estudo dos sistemas que se encontram num estudo de movimento constante, ou seja, em repouso (com movimento nulo) ou com uma velocidade constante (aceleração nula), enquanto na dinâmica os sistemas em estudo tem aceleração.

A cinética e a cinemática são subdivisões usadas no estudo biomecânico. A cinética é o estudo das forças associadas com o movimento, isto é, esclarecer se a quantidade de força que os músculos produzem é suficiente para a finalidade pretendida do movimento, sendo importantes factores antropométricos tais como o tamanho e o peso dos segmentos corporais para este tipo de análise.

A cinemática é a descrição do movimento, incluindo o padrão e a velocidade das sequências do movimento realizadas pelos segmentos corporais que, com frequência, correspondem ao grau de coordenação demonstrada por um indivíduo. Apesar da biomecânica ser uma ciência relativamente recente como um campo reconhecido da pesquisa científica, os estudos biomecânicos são valiosos em várias disciplinas científicas e em diferentes campos profissionais. Os biomecânicos podem possuir conhecimentos académicos prévios em zoologia, medicina ortopédica, cardíaca ou desportiva, engenharia biomédica ou biomecânica, fisioterapia ou cinesiologia, tendo em comum um grande interesse nos aspectos biomecânicos da estrutura e função dos elementos vivos.

Sem comentários: