terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ergonomia

A Ergonomia, em grego ergon (trabalho) e nomos (regras), visa melhorar o conforto, segurança, saúde e a eficiência no trabalho e em geral das condições de vida, tendo em conta as capacidades, limitações físicas e psicológicas da pessoa, podendo também, através da sua aplicação, ajudar a prevenir erros e acidentes.

Como a própria definição indica estuda a relação pessoa / local de trabalho tendo em conta diversos factores tal como na pessoa (se está sentada, em pé, estático, dinâmico, etc.) e em relação ao local de trabalho (ruídos, vibrações, iluminação, temperatura, etc.). Se todos estes factores forem usados correctamente existirá ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes para o bem-estar da pessoa e por isso uma melhor eficiência do seu trabalho.

As intervenções ergonómicas tanto podem existir ainda numa fase de projecto de uma organização ou empresa, durante a instalação dos equipamentos do posto de trabalho, ou por fim corrigir problemas que foram encontrados já quando a empresa se encontra em funcionamento. Esta última é quando os responsáveis pela ergonomia detectam melhor os problemas mas também onde se encontram as maiores dificuldades para se fazer as alterações, tornando-se mais dispendiosa.

Uma parte muito importante de toda a ergonomia é a ergonomia física já que engloba todas as características humanas anatómicas, antropométricas, fisiológica, movimentos repetitivos, lesões musculares, disposição do posto de trabalho, segurança e saúde.

Sem comentários: